terça-feira, 15 de maio de 2012

Homenagens e belíssimas coreografias marcam a passagem do Festival pelo município de Bezerros


Balé Afro Raízes, de Peixinhos, em Olinda
Foram dois dias de sucesso. Assim pode ser definida a passagem do Festival Pernambuco em Dança 2012 pelo município de Bezerros, no Agreste pernambucano.  Ao todo, 30 coreografias foram apresentadas aos bezerrenses, que lotaram a Praça da Matriz, no centro da cidade. Na ocasião, foram prestadas homenagens à prefeita de Bezerros, Bete Lima, à secretária de Educação do município, Elisângela Maria, ao diretor de Eventos da Secretaria de Educação de Bezerros, Roberval Lima, à Escola de Dança Marlene Vilarinho, ao Stúdio de Danças Sinara Kataline e ao bailarino Wanderson José, de Gravatá. O evento homenageia André Madureira e o Balé Popular do Recife, além de prestar homenagem especial à Mãe Fátima de Oxum.

“Recebo essa homenagem sentindo um enorme agradecimento por o nosso trabalho de valorizar a cultura do município e do nosso Estado estar sendo reconhecido. Nasci aqui e, hoje, estamos incentivando a arte da dança na cidade de Bezerros”, argumentou a prefeita Bete Lima.  Para Wanderson José, bailarino e coreógrafo de Gravatá, que se considera um iniciante na dança, embora a pratique há 15 anos, é gratificante saber que o Festival valoriza a dança em suas diferentes vertentes. “Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho”, completou.

Já Marlene Vilarinho, criadora da Escola de Dança Marlene Vilarinho, em Caruaru, frisa que o reconhecimento do trabalho desenvolvido faz bem a todos os seres humanos. “Ver Fred Salim desenvolvimento esse trabalho e levando a dança a todas as classes sociais, dando-lhes oportunidade de assistir espetáculos de diversos níveis, é gratificante”, disse.

Patrícia Pina Cruz silenciou a cidade com a sua performance
De acordo com o coordenador-geral do evento, Fred Salim, o Pernambuco em Dança foi pioneiro em prestar homenagens aos bailarinos ainda em vida e começou a valorizar não só os profissionais da área, mas também todas as pessoas que contribuem de maneira direta ou indireta com o desenvolvimento da dança no Estado. “É com grande alegria que homenageamos essas pessoas. São figuras de garra, fé e que sempre ajudaram a dança em Pernambuco.”


A Cia de Dança Valdeck Farias arrancou aplausos de pé dos bezerrenses 
Show – Durante as apresentações do Festival Pernambuco em Dança no município de Bezerros, quem arrancou aplausos e de pé do público presente foi a Cia de Dança Valdeck Farias com a coreografia Marionete Magia de Luz. As acrobacias e as cores misturadas ao lúdico do ser humano empolgaram os bezerrenses. “É um festival muito interessante, pois além de mostrar um pouco mais da cultura popular, mostra outros tipos de cultura”, pontuou a funcionária pública Tatiana Prestelo. O estudante Lucca Ribeiro falou nunca ter visto nada igual. “Parece que as meninas são feitas de mola. Eu gostaria de fazer algo igual.”

Ária Clássico abrilhanta o Festival com a coreografia Duo Neoclássico
A dança clássica também chamou a atenção das pessoas. A belíssima coreografia Duo Neoclássico, do Ária Clássico, e as coreografias apresentadas pelo Ballet González e o Stúdio de Danças Sinara Kataline deixaram a pequena Amanda Rodrigues, de 9 anos, literalmente, dançando na rua. “Eu gostei muito. É tudo muito bonito. O meu sonho é ser bailarina”, falou entusiasmada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário