terça-feira, 24 de abril de 2012

Comunidade do Alto José Bonifácio confere diversos espetáculos de dança


Culturarte Cia de Dança

Durante os dois dias que o Festival Pernambuco em Dança esteve na comunidade do Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife, o público lotou a Quadra Poliesportiva do Alto José Bonifácio. Na ocasião, os presentes puderam assistir desde o balé clássico, passando pela dança contemporânea e popular, até o hip-hop. O evento tem a coordenação-geral de Fred Salim e a coordenação de produção de Dani Bastos.

Segundo o articulador cultural do Alto José Bonifácio, Clébio Marques, o Festival entusiasma crianças, jovens, adultos e idosos, pois traz para a comunidade uma maior valorização da arte da dança do Estado. “Quando se trata de um trabalho de qualidade, o público consome e entende tudo o que está assistindo. Foi impressionante como a plateia ficou concentrada no momento que estavam sendo apresentadas as coreografias do balé clássico. É preciso que mais projetos como esse venham para a comunidade do Alto José Bonifácio, pois o público precisa absorver mais cultura.”

Para Heloísa Duque, diretora e coreógrafa da Cia Vias de Dança, o Pernambuco em Dança é uma das formas de divulgar o trabalho desenvolvido pelas companhias de dança de Pernambuco. “Ir às comunidades deveria ser uma rotina de todos os festivais, pois nem todos possuem essa metodologia de levar cultura às periferias do Recife. Aqui, nós formamos um novo perfil de público, ou seja, apresentamos os espetáculos para pessoas que nem sempre têm a oportunidade de ir ao teatro”, completou.


Trecho do espetáculo Atípicos. Cia Vias de Dança
As palavras de Heloísa Duque foram reforçadas pela dona de casa e moradora do Alto José Bonifácio, Paula Regina Gonçalves. Para ela, com o Festival, as crianças podem aprender todos os tipos de dança. “Sem falar que muita gente aqui nunca foi ao teatro e agora estão tendo a oportunidade de assistir diversos espetáculos e de graça.” Já a também dona de casa Rosa Maria, frisa que os moradores das comunidades não têm muitas opções culturais no dia a dia deles. “Esse evento trouxe alegria e cultura para as nossas vidas”, disse.

A diretora artística e coreógrafa da Culturart Cia de Dança, Ana Elena Janovitz, apresentou o belíssimo espetáculo Aladim e o feitiço da lâmpada e encantou o público. “A maior parte do tempo, as academias ficam desenvolvendo seus trabalhos muito internamente e essa oportunidade de dançar nas comunidades faz com que o público dê um feedback direto. Isso porque se as pessoas gostam, aplaudem e se não gostam, também demonstram”, pontuou Janovitz.

Fred Salim (E), Almir Fernando e Dani Bastos
Homenagem – Durante a programação do sábado, dia 21 de abril, o vereador da Prefeitura do Recife e líder comunitário do Alto José Bonifácio, Almir Fernando, foi homenageado com o Troféu e Diploma Construtores da Dança em Pernambuco. Ele recebeu a homenagem das mães de Fred Salim e Dani Bastos. Por ser também seu aniversário, o público presente entoou o parabéns ao vereador.

“Esse reconhecimento é super importante. O Festival é espécie de valorização dos artistas do nosso Estado e as comunidades nem sempre têm uma oportunidade como essa trazida por Fred Salim. É evento é importante para o Alto José Bonifácio porque valoriza a cultura local. Eu quero agradecer por esta homenagem de hoje e vamos em frente valorizando ainda mais a nossa cultura”, discursou Almir Fernando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário